Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Museu de Arte Sacra Autor(a): Benedita Alves dos Anjos - Conheça esse autor
História publicada em 19/12/2013

Ontem fizemos um bate e volta; como costumamos dizer quando saímos da cidade de Piracaia para voltarmos no mesmo dia.

 

Geralmente é para lugares bem próximos daqui. Para mim, é bom pois não deixo meu gato sozinho por muito tempo.

 

E, no ônibus, a Isabel - nossa agente de viagem - nos foi dando as coordenadas sobre nosso passeio para São Paulo.

 

E nos explicando sobre o Museu de Arte Sacra.

 

Logo me interessei muito, pois gosto desse tipo de passeio.

 

E ela ia dizendo:

 

- “O museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, é exposto o acervo de presépios do museu.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão, para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que se mantém até hoje.

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da república. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação. Exposição permanente pública e didática do seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos e esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados ao seu campo de atuação.”

 

Ao adentrar naquele museu, pude observar toda aquela riqueza cultural, que, bem preservada, será legada a novas gerações.

 

E, depois de tirar muitas fotos, me sentei no banco do pátio e olhando aquelas janelas bem antigas, senti por detrás delas a presença de pessoas que deixaram o mundo para dedicar sua vida a Deus.

 

E-mail: dosanjos81@gmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 23/12/2013

Minha querida Benê, muito legal mesmo o conteúdo do seu texto. Escrito por você tem muito valor. Que bom perceber toda essa herança cultural, que eu também sempre vivenciei com prazer e emoção. Parabéns, querida. Um beijo enorme e um feliz Natal. Um ano de paz, confiança em Deus e harmonia na família. Um beijo, minha amiga.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 23/12/2013

Passeio maravilhoso, dos Anjos, vc soube aproveitar pra ver as belas imagens do museu. Um forte abraço e boas festas.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 19/12/2013

Legal dos Anjos - Bonito passeio e um pouco de cultura para nós que estamos distantes de Sampa. Forte abraço ...

Enviado por José Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.br
Publicado em 19/12/2013

Doa Anjos, realmente quele local tem história, entrei ali pela primeira vez ewm 1978, local de muito carisma, parabéns,Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estantec@gmail.com
Publicado em 19/12/2013

Dos Anjos, também gosto muito de museus, de Arte Sacra conheci um bem no centro da cidade de Taubaté que é pequeno mas muito bonito, mas o mais bonito do Brasil é o Museu que existe em todas as igrejas de Ouro Preto Mariana, Sabará e São João Del Rei em Minas Gerais. Andei por lá e adorei, também vi muita arte sacra no Pelourinho em Salvador, onde a maioria das igrejas como Mariana e Ouro Preto são autênticos museus.

Enviado por Arthur Miranda (Tutu) - 27.miranda@gmail.com
Publicado em 19/12/2013

O Museu de Arte Sacra de São Paulo foi idealizado a partir do bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva a partir de peças recolhidas ao longo do tempo por todo interior paulista, inclusive foram recolhidas peças sacras de Santo Amaro que já foi cidade com administração própria. Vide:

ALTARES DE SANTO AMARO e o MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2013/07/altares-de-santo-amaro-e-o-museu-de.html

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
Publicado em 19/12/2013

Benedita, este museu realmente é maravilhoso, escolheu bem. Que bom que você gostou e aproveitou para meditar, tirar fotos e sentir o passado.Um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
« Anterior 1 Próxima »