Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Natal, símbolos e sentimentos Autor(a): Consolata Panhozzi - Conheça esse autor
História publicada em 17/12/2013

Em luzes, cores e músicas, os símbolos natalinos tomam conta de cada espaço da cidade. O clima de Natal está presente nas ruas, praças, parques, casas e na maioria dos corações.

 

Por vezes surge aquela fina garoa e o som dos pneus no asfalto soa como um complemento daquela que considero a melhor época do ano.

 

Em casa é tempo de tirar do armário as caixas com objetos natalinos. Dali saem bolas coloridas, anjos, festões, luzes, etc., porém, há duas caixas especiais: em uma estão embaladas cuidadosamente todas as peças de um antigo presépio e na outra está a árvore de Natal.

 

A nossa árvore deve ter lá seus 15 anos, 1,60m e imita bem um pinheiro. A montagem da árvore, para nós, traz toda uma simbologia. A cada enfeite colocado vamos lembrando alegrias e momentos ocorridos no ano e agradecemos por cada um deles e, sem perceber, vamos recobrando nossa ingenuidade de criança; não na esperança de presentes trazidos pelo Papai Noel, mas naquela alegria interior bem verdadeira e incontida, na esperança sem fim e naquele bem estar inexplicável que a maturidade nos tira bem devagar ao longo da vida.

 

A plenitude de toda essa alegria vem com a colocação da estrela no alto da árvore ao lado de uma pombinha branca, simbolizando luz e paz. A montagem do presépio é outro momento especial e tem que ser feita cuidadosamente.

 

Na base de areia, colocamos cada peça: a Sagrada Família, o anjo, trabalhadores e animais. Há também um pequeno lago feito com espelho recortado e rodeado por uma pequena vegetação e até uma ponte e patinhos trazendo um pouco da nossa origem caipira. Tudo lembrando que na humildade o mundo recebeu o Rei dos reis que veio para ensinar o amor verdadeiro. Nos pequenos animais e vegetação, vemos que somos todos partes do mesmo universo e que todos merecem respeito. Nos trabalhadores percebemos que os mais humildes estão perto de Deus e nos reis magos vem a representação da solidariedade e do partilhar. Em José e Maria, ao lado de Jesus, vemos a importância da família (união, amor, proteção e acolhimento). A partir daí, os demais enfeites tornam-se complementos.

 

Quero aproveitar para desejar à família SPMC, aos escritores e leitores deste site um Natal de paz e união e um Ano Novo cheio de histórias lindas para ler e contar.

 

Que os anjos que permeiam as ruas desta cidade durante todo o ano se multipliquem tornando São Paulo cada vez mais humana e acolhedora.

 

E-mail: cpanhozzi@gmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 19/12/2013

Consolata, gostei muito da sua história. Quero aproveitar a oportunidade para desejar a você e a toda a sua família UM FELIZ NATAL e UM ANO NOVO REPLETO DE SAÚDE E MUITA PAZ. Abraço Grassi

Enviado por Roberto Grassi - jr_grassi@yahoo.com.br
Publicado em 19/12/2013

Natal época para reflexões. Ele representa a sagrada família, através do nascimento de Jesus. Gostei muito de sua história. Quero aproveitar para desejar a você e a toda a sua família um FELIZ NATAL e UM ANO NOVO REPLETO DE SAÚDE E DE PAZ.

Um abraço Grassi

Enviado por Roberto Grassi - jr_grassi@yahoo.com.br
Publicado em 18/12/2013

Relembrando a magia do Natal e suas consequências, voltamos aos anos de nossa infância e esperando, sempre que a paz seja a conquista tão esperada da humanidade. Agradeço sua mensagem, Consolata, desejando o mesmo a vc e seus íntimos. Parabéns, Panhozzi.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 18/12/2013

Assim como a Vera , também senti sua ausencia. Muito rico seu texto e também clamo por uma São Paulo mais humana.

Enviado por Julia Poggetti Fernandes Gil - gibajuba@yahoo.com.br
Publicado em 17/12/2013

Consolata, lindo seu texto de natal, um feliz natal pra você também.Um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 17/12/2013

Essas recordações marcaram demais nossas vidas e são vivas em nossas lembranças. Parabéns e Feliz Natal!

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
Publicado em 17/12/2013

Consolata, realmente perfeito a sua descrição do fato natalino, como ocorre em minha casa também, parabéns,Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estantec@gmail.com
Publicado em 17/12/2013

Que os anjos digam amém.

Desejo tudo de bom para você e para sua família.

Enviado por Benedita Alves dos Anjos - dosanjos81@gmail.com
Publicado em 17/12/2013

Minha querida Consolata, eu já estava pensando que você havia nos abandonado para sempre. Que bom que me enganei. Quero que esteja junto conosco, bem como tantos outros colegas escritores que também nos esqueceram. Bem, o seu texto me provoca emoções , pois Natal é isso emoção, união, beleza. Um felicíssimo Natal para você, familiares e os demais colegas tão queridos do SPMC. Um beijo minha querida.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
« Anterior 1 Próxima »