Leia as Histórias

Categoria - Personagens Saudoso Vice-Governador Dr. Erlindo Salzano Autor(a): J. C. Oliveira - Conheça esse autor
História publicada em 30/05/2008

Vice-Governador do Estado de São Paulo de 1951 a 1954. Nasceu em Porto Ferreira em 30 de março de 1907, filho de Paschoal Salzano e de Maria Libertucci. Terminou o curso preliminar em 1917, continuando a estudar em Pirassununga onde cursou a Escola Complementar. Em 1920 preparou-se para os exames de admissão ao Ginásio “Culto e Ciência”, de Campinas.
Terminando o curso, tinha o grande desafio: como sobreviver em São Paulo?
Por dominar quatro idiomas – inglês, francês, alemão e russo - foi-lhe possível manter-se e estudar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Começou a fazer traduções, trabalho bastante lucrativo na época. Nessa ocasião começou a fazer algumas economias, quando foi sorteado para o serviço militar em Mato Grosso e, a duras penas, conseguiu transferência para o 4º B. C. em São Paulo.
Seu quinto ano de medicina foi cumprido quando ainda estava no quartel, continuando à noite com as traduções que eram seu ganha-pão.
Sua família passava por algumas dificuldades financeiras e nada fácil foi a situação enfrentada.
Logo depois de formado à custa de muito sacrifício, tomou parte na Revolução Constitucionalista. Em março de 1933 ingressou na Força Pública do Estado, como médico. Em seguida, fez o curso de Medicina Esportiva na Escola de Educação Física do Exército, no Forte São João. Em 1934 foi efetivado no Posto de Tenente-Médico e promovido a Capitão em 1939.
Lecionou durante vários anos, na Escola Superior de Educação Física do Estado, matérias de sua especialidade: cine-siologia, ginástica ortopédica e fisioterapia.
Suas atividades político-administrativas tiveram início em companhia de Adhemar Pereira de Barros, exercendo vários cargos públicos, entre os quais o de Diretor da superintendência das Estâncias Hidrominerais, Presidente do Instituto da Previdência do Estado e Diretor Geral do Departamento de Saúde Publica do Ministério da Saúde.
Em 3 de outubro de 1950, por voto direto, foi eleito Vice-Governador do Estado, sendo Lucas Nogueira Garcez eleito Governador.
Apesar da agitada vida de homem público sempre teve sua família radicada em Porto Ferreira, terra onde nasceu e sempre amou.
Filho ilustre de Porto Ferreira, Erlindo Salzano foi grande responsável pelo progresso da cidade, por sua influência junto aos órgãos governamentais, pelas doações de terra para bens públicos e instituições particulares, assim como centenas de lotes para pessoas com parcos recursos que sonhavam ter casa própria.
A instalação, em 1954, da “Cristaleira Americana Ltda.”, então fábrica de vidros planos, e hoje de propriedade da Vidraria Santa Marina, deve-se à intercessão de Erlindo Salzano, junto a empresários.
Casado com Eucharis Fortes, teve os filhos Elcie, Erany, Erlindo, Justino (Tita), promotor público e Evelcor, industrial e renomado advogado.
Em 22 de julho de 1985 Erlindo Salzano recebeu a Medalha Cívica “29 de Julho”, honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Ferreira.
Com 82 anos de idade, faleceu em São Paulo a 3 de outubro de 1989. No dia seguinte, às 12 horas, seu corpo foi cremado e as cinzas trazidas para Porto Ferreira e depositadas na capela da chácara Vale Encantado, de propriedade da família.

e-mail do autor: tangerynus@gmail.com

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 27/11/2010 Biografia
Ebe Salzano nasceu na cidade de São Carlos no dia 19 de janeiro de 1917. Mudou-se para São Paulo quando ainda jovem, onde conheceu Hermídio Salzano, que também residia em São Paulo, onde trabalhava e estudava. Em 26 de fevereiro de 1936 casaram-se e desta união nasceram Emilda Ennia e Ebe Ercília.
No ano de 1948 a família mudou-se para Porto Ferreira, cidade natal de Hermídio Salzano. Ebe Salzano foi professora de piano e canto orfeônico. Foi uma pessoa muito comunicativa e sempre expressou alegria, não somente com os seus familiares e alunos, mas também com as pessoas amigas. Faleceu em 25 de dezembro de 1985.
Enviado por JCOliveira - tangerynus@gmail.com
Publicado em 29/10/2010 J.C. Oliveira
Interessante é a História da família Salzano, de Porto Ferreira.
Aliás, estou atrás, de outro fato interessante desta família.
Bem, gostaria de saber da pianista Esther Salzano, pois sei que ela fez várias apresentações com o meu pai. "Duo de Piano e Violino", isto mais ou menos em 1927.
Houve várias apresentações em Teatros de outras cidades.
Na verdade,meu pai hoje, se vivo fosse estaria com 101 anos de idade.
O nome dele era - Ariovaldo de Oliveira.
Tem mais alguns dados?
Enviado por Antonio M. Hellmeister de Oliveira - antonhellmeister@hotmail.com
Publicado em 12/02/2010 QUAIS FORAM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS ELEIÇÕES DE 03.10.1950, BEM COMO OS RESULTADOS? Enviado por WALTER LANZIERI - walterlanzieri@bol.com.br
Publicado em 11/06/2009 Pomerode, SC. 12 de junho de 2.009



Em primeiro lugar. Gortari de parabenizar a Policia Militar meus sinceros respeito e admiração, pois meu avô que não conheci pessoalmente, mas através das histórias que minha avó contava da revolução e os movimentos políticos, as lutas e as dificuldades da época, do seu amor e a determinação e os seus ideais pela pátria e a “FORÇA PÚBLICA”. Historias contada em casa, que muito me ajudou na minha formação de meu caráter tanto ético como moral e que nunca aprendi nas escolas, as histórias dos revolucionários que lotaram por ideais para uma sociedade com leis mais justas neste país. Sou neto de Tenente Coronel Rômulo Rezende e estava lendo a respeito da história da educação física, que me tocou profundamente. “Tem algumas fotos de meu avô na casa de minha tia, nas revoluções e dando aulas de Esgrima e Ginástica” na época Força Pública, para a tropa. Gostaria de saber, se é possível me enviar por e-mail algumas coisas, fotos dele ou de seus pertences, me parece que minha avó comentava; não sei se confere que tem um busto em sua homenagem na escola de educação física.

e uma rua com seu nome. Ficarei muito agradecido se o senhores podiam atender meu pedido.



Muito obrigado.
Enviado por Esdras Rezende Filho - esdras.rezende@yahoo.com.br
Publicado em 18/05/2009 Vivi em Porto ferreira por mais de 20 anos. Fui músico, quando jovem e, um dos "meus orgulhos" foi ter participado de uma reunião na sede da Corporação Musical Santa Cecília, reunião essa que foi presidida - a convite do prof. Rubens Parada -, pelo ilustre dr. Erlindo Salzano. Ah! Fui amigo da sobrinha do ilustre ferreirense, Maria Rita Salzano. Dividimos durante algum tempo, a responsabilidade de dirigir uma entidade filantrópica e religiosa. Essas coisas aconteceram pelos idos dos anos 60. AVS Enviado por Alencar Valdir dos Santos - alencar.santos.prof@hotmail.com
Publicado em 19/02/2009 Amigo Evelcor, se assim posso chamá-lo - que orgulho você deve ter pelo paí que tiveste. Lembra-se de mim, Colégio do Carmo.Parabéns. Enviado por Henrique Mori - henriquemori2009@hotmail.com
Publicado em 05/06/2008 Laer@passarini. com.br.
Laer: seu nome me recorda de outros colegas do Alexandre de Gusmão: Professores= Cretela, Da. Berta; Prof. Bueno (bodinho) Da. Ruth... e colegas, (deixa eu olhar a fotografia)....Lembra de dona Iracema.(Inspetora de alunos)
..
Ataulfo;Ubirajara, Nilza, Cleonice, Dario, Maçoneto, Flávio, Dorival, Rubens Amato; Djalma....Tenho uma foto com todos os nomes no verso. Você era alta e elegante; muito simpática.
Peron
Enviado por luiz carlos peron - luizcperon@bol.com.br
Publicado em 01/06/2008 Caro Oliveira,

Bom dia,

Fui colega de classe do Erlindo Salzano Jr. em meus estudos no bairro do Ipiranga, Colégio Alexandre de Gusmão.

Um abraço,

Laer R. Passerini
Enviado por Laer R. Passerini - laer@passerini.com.br
Publicado em 01/06/2008 Sr.Oliveira,tive colega de turma no Colégio Na.Sa. do CARMO,com um dos filhos do Saudoso SALZANO,idos de 1955 .Um abraço,Domingos R.Chiappetta Enviado por domingosricardochiappetta - d.chiappetta@ig.com.br
Publicado em 30/05/2008 Oliveira, lembrei do Salzano por sua causa. Obrigado.
laruccia
Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@terra.com.br
« Anterior 1 2 Próxima »