Zona Sul

Moema

A palavra Moema deriva do tupi-guarani; em que significa, literalmente, "mentira, falsidade ou calúnia". Entretanto, no poema "Caramuru", de Santa Rita Durão, a mesma palavra foi utilizada com o significado de "doçura". Isso pode ser explicado pelo fato da palavra Moeemo significar "adoçar". Moema, assim, seria uma versão feminina da palavra, criada pelo poeta.

A região que corresponde ao atual distrito de Moema era uma área, segundo os primeiros documentos da região, de grandes chácaras que recebeu imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880. Seu crescimento econômico e populacional foi lento, assim como o dos outros bairros ao seu redor. O primeiro grande loteamento aconteceu somente a partir de 1915, iniciado por Fernando Arens Júnior. Mesmo assim, em 1930, Moema contava com apenas cerca de 4 mil habitantes. Os mais significativos sinais de crescimento aconteceram na década de 60 na gestão de Faria Lima, quando a prefeitura retirou os bondes da região e pavimentou e arborizou a então Avenida Araci (atualmente Avenida Ibirapuera).

A região de Moema não tinha esse nome até 1987. Esse foi o ano em que os moradores da região decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro, até então chamado de Indianópolis - que não era muito bem aceito pela população. O prefeito da cidade no período, Jânio Quadros, atendeu ao pedido dos moradores e o bairro (atualmente distrito) passou a ser chamado de Moema desde então. Entretanto, dois dos bairros que formam o distrito ainda possuem a antiga designação em seus nomes.

Fonte: Subprefeitura Vila Mariana