Zona Oeste

Butantã

No último dia 16 de dezembro, o Butantã comemorou mais um aniversário. São 108 anos de história, desde sua fundação, em 1899. A delimitação territorial do Butantã está ligada inicialmente às posses de Afonso Sardinha, mas aos poucos os loteamentos foram surgindo, o Rio Pinheiros se retificando e se munindo de pontes, as instituições e empresas se instalando e o povo se fixando e constituindo famílias. Enfim, o Butantã foi crescendo, criando autonomia e capacidade no preparo de viver melhor.

De lá para cá muitas transformações ocorreram nesta região, que nasceu com a vocação de crescer e prosperar, garantindo bem-estar aos moradores. De Afonso Sardinha à criação da Subprefeitura, do primeiro trapiche de açúcar da Vila de São Paulo ao túnel sob o Rio Pinheiros, da singela fala indígena ao complexo da Cidade Universitária, o Butantã acumula inestimável acervo de valores históricos, patrimoniais, culturais, religiosos e de lazer.

Hoje, nos seus 56 km², divididos em cinco distritos: Butantã, Morumbi, Vila Sônia, Rio Pequeno e Raposo Tavares, mora uma população de quase meio milhão de pessoas. Nesse espaço, convivem verdadeiros patrimônios do município de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, o Instituto Butantan, a USP - Cidade Universitária, museus, shoppings, Rádio e TV Bandeirantes, Joquey Club, Hospitais Albert Einstein e São Luiz, parques e áreas de lazer, Casa do Bandeirante, Casa do Sertanista, Casa da Fazenda do Morumbi, o Estádio do Morumbi, Educandário Dom Duarte, entre outros.

Área:56,1 Km²
População: 377.576 habitantes
Domicílios: 108.675
Estabelecimentos Comerciais: 5.922
Ruas: 2.419
Praças: 412
Áreas ajardinadas: 3.124.900 m²
CEIs: 51
EMEIs: 23
EMEFs: 28
Unidades de Saúde: 13
Telecentros: 2
Clubes: 8

Dia do bairro: 16 de dezembro

Fonte: Subprefeitura Butantã